logo transp symbol.png

O que atendo

Mais do que uma visão única das patologias psiquiátricas, enxergamos o indivíduo como um ser integral, fazendo correlação entre a saúde física com a mental. Atendimentos de adolescentes a partir dos 16 anos até idosos. Contemplamos e diagnosticamos, com rigor técnico, todas as doenças, sejam agudas ou crônicas, que acometem a pessoa, de ambos os sexos. Transtornos depressivos, dependências químicas, dependência de internet e jogos eletrônicos, transtornos de ansiedade, tais como TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), Pânico, Ansiedade Generalizada, transtornos do humor, como bipolar ou depressão resistente, demências e retardo mental. 

Psiquiatria

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras (até meados do século XX foi também comum a designação alienistas).

 

A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.

 

A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia, principalmente na saúde pública, são a CID-10 da Organização Mundial de Saúde, adotada no Brasil, e o DSM-IV da American Psychiatric Association.

 

Os medicamentos psiquiátricos são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria, assim como procedimentos mais raramente utilizados, muito já criticados na história do movimento psiquiátrico, como a eletroconvulsoterapia. A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, embora também possa ser utilizada por outros profissionais de saúde mental: Psicólogos e Psicanalistas. No entanto, a ferramenta da psicoterapia é sempre útil para as entrevistas diagnósticas e orientações; para praticá-la o psiquiatra deve fazer a formação complementar. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.[1]

"A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma"

 

Acompanhamento

Um adequado diagnóstico faz total diferença no prognóstico de qualquer enfermidade. Na Psiquiatria não podia ser diferente. Saber como lidar com o problema, estabelecer um vínculo de confiança com seu Psiquiatra, com acolhida das necessidades e esclarecimentos de dúvidas é essencial para um resultado terapêutico exitoso. Quanto mais precoce e correta for a primeira intervenção, melhores serão os resultados. 

 
 

Psicofarmacologia

Em alguns casos, há necessidade de prescrição de medicamentos para controle do quadro, assim como ocorre em outras patologias, como a hipertensão, diabetes, glaucoma. O fundamental é a percepção do médico, a prescrição responsável e sem excessos, proporcionando qualidade de vida ao paciente, sem sedação desnecessária e com o mínimo de efeitos colaterais. A gama de novos medicamentos é grande e podemos te orientar corretamente, com acompanhamento regular e retirada quando possível, deles. Não há o que ficar preocupado(a)! É seguro e não existe risco de dependência quando se há um acompanhamento regular e adequado.

 

Orientações Gerais e Psicoterapia

Aberta durante o horário da clínica

Uma vez após o primeiro atendimento e todos os subsequentes, nossa equipe de apoio auxiliará com qualquer necessidade pertinente aos agendamentos, contatos e dúvidas. Além disso, sempre que indicado, serão recomendados serviços de atendimento clínico, Psicoterapia e outros procedimentos. Pode contar com nossa equipe de atendimento, no Espaço Humanize, nos horários comerciais, com toda presteza e carinho que você merece. 

Dr. André Brasil Ribeiro

logo transp symbol.png

© 2019 - 2020 All Rigths Reserved Dr. André Brasil Ribeiro

Design by Lírio Web Digital

Contato

Envie sua mensagem. Seus dados estão seguros.

Onde Estamos

Espaço Humanize

Rua das Angélicas, 282

Pituba, Salvador-Bahia

drandrebrasilribeiro@gmail.com

+ 55 71 3351-4286

Horários da Clínica

Seg - Sex

Somente com Hora Marcada