Dr. André Brasil Ribeiro

© 2019 - 2020 All Rigths Reserved Dr. André Brasil Ribeiro

Design by Lírio Web Digital

Contato

Envie sua mensagem. Seus dados estão seguros.

Onde Estamos

Espaço Humanize

Rua das Angélicas, 282

Pituba, Salvador-Bahia

drandrebrasilribeiro@gmail.com

+ 55 71 3351-4286

Horários da Clínica

Seg - Sex

Somente com Hora Marcada

Buscar
  • André Brasil

tRANSTORNOS DE PERSONALIDADE: EVITATIVO


Acredita-se que pessoas com este transtorno possuam baixa autoestima, julgando-se socialmente incompetentes e desagradáveis, evitam todo e qualquer tipo de contato social por um medo extremo de humilhação, ridicularização e desprezo, e ainda, seu comportamento tenso e cauteloso provoca o deboche de outrem confirmando suas dúvidas quanto a si mesmos. “Indivíduos com o transtorno da personalidade evitativa ficam inibidos em situações interpessoais novas, pois se sentem inadequados e têm baixa autoestima.” (DSM-5, 2014, p. 673).


Para os autores da 5ª edição do DSM, o Transtorno de Personalidade de Esquiva, é indicado por quatro (ou mais) dos seguintes critérios diagnósticos: ✔Evita atividades profissionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de crítica, desaprovação ou rejeição.

✔Não se dispõe a envolver-se com pessoas, a menos que tenha certeza de que será recebido de forma positiva. ✔Mostra-se reservado em relacionamentos íntimos devido a medo de passar vergonha ou de ser ridicularizado. ✔Preocupa-se com críticas ou rejeição em situações sociais. ✔Inibe-se em situações interpessoais novas em razão de sentimentos de inadequação. ✔Vê a si mesmo como socialmente incapaz, sem atrativos pessoais ou inferior aos outros ✔Reluta de forma incomum em assumir riscos pessoais ou se envolver em quaisquer novas atividades, pois estas podem ser constrangedoras. . . Fonte: Psicologado

0 visualização