- André Brasil
tRANSTORNOS DE PERSONALIDADE: EVITATIVO

Acredita-se que pessoas com este transtorno possuam baixa autoestima, julgando-se socialmente incompetentes e desagradáveis, evitam todo e qualquer tipo de contato social por um medo extremo de humilhação, ridicularização e desprezo, e ainda, seu comportamento tenso e cauteloso provoca o deboche de outrem confirmando suas dúvidas quanto a si mesmos. “Indivíduos com o transtorno da personalidade evitativa ficam inibidos em situações interpessoais novas, pois se sentem inadequados e têm baixa autoestima.” (DSM-5, 2014, p. 673).
Para os autores da 5ª edição do DSM, o Transtorno de Personalidade de Esquiva, é indicado por quatro (ou mais) dos seguintes critérios diagnósticos: ✔Evita atividades profissionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de crítica, desaprovação ou rejeição.
✔Não se dispõe a envolver-se com pessoas, a menos que tenha certeza de que será recebido de forma positiva. ✔Mostra-se reservado em relacionamentos íntimos devido a medo de passar vergonha ou de ser ridicularizado. ✔Preocupa-se com críticas ou rejeição em situações sociais. ✔Inibe-se em situações interpessoais novas em razão de sentimentos de inadequação. ✔Vê a si mesmo como socialmente incapaz, sem atrativos pessoais ou inferior aos outros ✔Reluta de forma incomum em assumir riscos pessoais ou se envolver em quaisquer novas atividades, pois estas podem ser constrangedoras. . . Fonte: Psicologado