Dr. André Brasil Ribeiro

© 2019 - 2020 All Rigths Reserved Dr. André Brasil Ribeiro

Design by Lírio Web Digital

Contato

Envie sua mensagem. Seus dados estão seguros.

Onde Estamos

Espaço Humanize

Rua das Angélicas, 282

Pituba, Salvador-Bahia

drandrebrasilribeiro@gmail.com

+ 55 71 3351-4286

Horários da Clínica

Seg - Sex

Somente com Hora Marcada

Buscar
  • André Brasil

Estresse pós-traumático: a dor que pode durar a vida inteira

Atualizado: 20 de Mar de 2019



58 mortos, 305 desaparecidos.


A tragédia em Brumadinho onde uma barragem de rejeitos de mineração da Vale se rompeu na tarde de sexta-feira (25), trouxe morte, perdas, danos, desespero aos moradores da cidade e grande comoção nacional. Sobreviventes, funcionários, familiares das vítimas, bombeiros, policiais, socorristas, moradores das redondezas, enfim, todo o país sofreu um grande baque com esse triste fato, fruto talvez do descaso ou no mínimo do despreparo dos responsáveis pelas atividades no local.

O que acontece com uma pessoa que passa por situações de tragédias como essas? Como reage o corpo e a mente durante e principalmente depois de um acontecimento dessa dimensão?

✔No humor: ataque de pânico, culpa, descontentamento geral, desesperança, nervosismo, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, raiva, solidão ou sofrimento emocional; ✔No comportamento: agitação, agressão, automutilação, comportamento autodestrutivo, gritos, hipervigilância, hostilidade, irritabilidade ou isolamento social; ✔Sintomas psicológicos: alucinação, ansiedade severa, depressão, flashback, medo ou desconfiança; ✔No sono: insônia, pesadelos, privação de sono ou terror noturno; ✔No corpo: estresse agudo ou perda de consciência; ✔Na cognição: pensamentos indesejados ou pensamentos suicidas; ✔Também é comum: desapego emocional, dor de cabeça ou falta de resposta emocional.

A intervenção terapêutica é um recurso necessário para que a pessoa possa reorganizar seu padrão de funcionamento e continuar seu processo de vida de modo mais saudável.

Através deste caminho a pessoa pode voltar a viver o seu presente, e não mais ficar paralisada por uma situação traumática. . (Foto: Adriano Machado - Reuters)

1 visualização