- André Brasil
DEPRÊ DE FIM DE ANO

Tudo e todos ao redor estão lindos, perfumados, brilhantes e coloridos, mas você sente vontade de sumir. O que está acontecendo? Contrariando um pouco a ordem do dia vamos tocar em um assunto difícil, mas todos já sabem que o nosso foco aqui não é colocar um curativo em cima das dores emocionais e sim a prender a identificá-las e ressignificá-las.
Se você estiver se enxergando nessa situação ou então costuma passar por isso com freqüência, não se desespere! Isso que você está sentindo é bem mais comum do que você imagina e tem até nome: depressão natalina ou depressão de fim de ciclo. Isso mesmo!
Este problema tem atingido muitas pessoas e que ele age de acordo com o modo como encaramos as situações. Apesar do nome, esse tipo de depressão não ocorre apenas no Natal. É muito comum perceber esse mesmo comportamento em outras festas comemorativas, como aniversários e ano-novo, quando as pessoas celebram o recomeço de uma fase. Isso mostra que a pessoa que sofre nessas épocas tem dificuldade para lidar com mudança.
A depressão natalina, apesar de ser mais pontual, possui os mesmos sintomas do que outras depressões. O Natal, no caso, é só uma data que pode estar desencadeando uma crise, por isso fique atento. Procure ajuda para aprender a valorizar os momentos felizes e fique bem!