Buscar
  • André Brasil

CORONAVÍRUS: e o impacto psicológico do medo da pandemia


Medo, estigma, depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático seguiram grandes surtos de doenças infecciosas no início deste século, e os psiquiatras devem estar preparados para reações semelhantes à medida que o novo surto (COVID-19) se expande. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou ontem a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).


Desde a Peste Negra, na Idade Média, até a Gripe H1N1, passando pela convivência diária e constante com a dengue, a população mundial tem sofrido com essas doenças que vêm e vão. Mas, de que forma as pessoas reagem aos surtos, epidemias e pandemias? Epidemias de doenças mexem com o imaginário das pessoas e as fazem mudar o comportamento. "As pessoas tendem a se preocupar e a se desesperar”, afirma o médico psiquiatra Júlio Dutra, presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ). De acordo com ele, não há motivos para pânico. “Ao contrário, se todos, com calma, adotassem as medidas simples de prevenção, não seria necessário tanto desespero.”


A mídia tem papel importante tanto na hora de ajudar a prevenir quanto no momento de alarmar a população. “A imprensa ajuda a divulgar as informações dos governos e órgãos oficiais. O problema maior hoje em dia está nas redes sociais, um território fértil para as notícias falsas, com capacidade para alarmar desnecessariamente”, afirma o psiquiatra. "Medidas simples de prevenção já seriam suficientes, como evitar contato com infectados, lavar frequentemente as mãos e cobrir mãos, nariz e boca na hora de espirrar ou tossir”, ressalta Júlio Dutra.


Vamos nos cuidar, mas sem desespero.

.

.

Fonte: hojecentrosul.com.br#coronavirus#covid19#epidemia#pandemia#oms#drandrebrasilribeiro#psiquiatraandrebrasil#psiquiatria#médicopsiquiatra#salvador#saúdemental#transtornosmentais#fiquebem#depressão#ansiedade#transtornodopânico#borderline#transtornoobsessivocompulsivo#terapia#internet#dependênciadigital#psicoterapia

0 visualização

Dr. André Brasil Ribeiro

© 2019 - 2020 All Rigths Reserved Dr. André Brasil Ribeiro

Design by Lírio Web Digital

Contato

Envie sua mensagem. Seus dados estão seguros.

Onde Estamos

Espaço Humanize

Rua das Angélicas, 282

Pituba, Salvador-Bahia

drandrebrasilribeiro@gmail.com

+ 55 71 3351-4286

Horários da Clínica

Seg - Sex

Somente com Hora Marcada