Buscar
  • André Brasil

homem não chora




A letra do músico Frejat é uma crença e um tabu do mundo masculino.

Você é HOMEM DEMAIS para pedir ajuda? ⠀

Homens, meninos sofrem, porque "são homens demais". porque não podem falar sobre seus sentimentos, chorar. o próprio homem e a sociedade colocam o peso de que ele tem que ser forte e suportar tudo. quando não aguenta, ele se sente um fracassado.

O comportamento suicida no homem aparece de maneira muito particular. uma baixa tolerância à frustração também é um indício, além de falas mais melancólicas. é importante levar a sério frases que se referem ao fim da vida, à sensação de inutilidade, ao não encontrar saída.

A psicoterapia é o melhor jeito de criar um maior desenvolvimento emocional do homem e prevenir o suicídio, além de dificultar o acesso aos meios letais.

Scavacini também pontua a importância de um trabalho de longo a prazo que começaria na conscientização da população masculina desde a infância.

Meninos precisam aprender desde cedo que não devem aguentar tudo. deveria haver educação no sentido de mostrar ao homem que ele pode buscar ajuda e que isso não significa ser covarde ou fraco. se ele permitir mostrar emoção, vai enfartar menos, diminuir as chances de um derrame e a possibilidade de suicídio. o homem precisa chorar.

Fontes: Karen Scavacini, psicoterapeuta e idealizadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio; Alexandrina Meleiro, psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo; Neury Botega, psiquiatra e professor da faculdade de medicina da Unicamp; (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo; Matéria da Natália Eiras da Universa UOL;

5 visualizações

Dr. André Brasil Ribeiro

logo transp symbol.png

© 2019 - 2020 All Rigths Reserved Dr. André Brasil Ribeiro

Design by Lírio Web Digital

Contato

Envie sua mensagem. Seus dados estão seguros.

Onde Estamos

Espaço Humanize

Rua das Angélicas, 282

Pituba, Salvador-Bahia

drandrebrasilribeiro@gmail.com

+ 55 71 3351-4286

Horários da Clínica

Seg - Sex

Somente com Hora Marcada